Frank Bar está entre os 100 melhores bares do mundo

Bobby's, Boompjes Genever, Cocktails, Frank Bar, Gin, Gin&Jonnie, José Ronaldo, Onder de Boompjes, São Paulo, Spencer Amereno, Sylvius, Virga -

Frank Bar está entre os 100 melhores bares do mundo

Conheça a nova carta do local que é um dos primeiros no Brasil a receber o reconhecimento

Visitar o Frank Bar, localizado no hotel paulistano Maksoud Plaza, é como entrar em uma máquina do tempo. Na caixa de som os clássicos do jazz dão essa inspiração ‘retrô’, mas, à vezes, pode rolar um metal da banda Pantera. Mas só ‘no fim do expediente’, confessa com um sorriso Spencer Amereno Jr, premiado bartender e a mente pensante responsável por cada detalhe.

Nesta terça-feira (19) o Frank Bar ficou na 66ª posição dos 100 melhores bares do mundo, exatamente uma semana após a inauguração da nova carta de coquetéis da casa. Junto ao Frank, somam a lista também o Guilhotina (73º) e o SubAstor (90º) - um feito inédito, pois são os primeiros bares brasileiros a figurar nesta lista.

Tentava contato com o Spencer havia três semanas para falar sobre a elaboração do novo menu: no balcão do bar, por e-mail e mensagens de celular. Sempre muito educado, o bartender respondia que estava vivendo uma correria. E de fato estava! (vide os acontecimentos)

Para quem não sabe Spencer e uma galera muito engajada na cena da coquetelaria brasileira realizam há um tempo, com passos de formiga, um trabalho de resgate da cultura de coquetel. Spencer é um daqueles que começou a carreira em um balcão de bar, foi se interessando pelo mundo da mixologia e correu atrás, de forma autodidata, para estudar e aprimorar cada vez mais o trabalho.

Retomar a cena do Maksoud Plaza, que vivia um período de decadência, e hoje receber esse reconhecimento, inédito na nossa coquetelaria, podemos dizer que se deve parte ao trabalho do bartender, que vive cada história, aroma e sabor encontrado naquele balcão de madeira robusta encerada.

Recebi o retorno de Spencer nesta importante/histórica terça-feira, para minha surpresa. O bartender agradeceu a paciência e também minhas felicitações quanto à notícia do dia: ‘Tamo junto’. Batemos um papo e você confere a ideia por trás da nova carta de um dos 100 melhores bares do mundo na entrevista abaixo:

GinFest - O Frank é conhecido e reconhecido pela a autoria e identidade dos drinks, que são pensados desde os ingredientes até o tipo de copo em que será servido. Qual será o conceito por trás do novo menu do Frank?

Spencer Amereno Jr - Estamos cada vez mais nos libertando da mentalidade purista, pois acreditamos que essa mentalidade limita nosso processo criativo.

Buscamos viajar por todas as eras da coquetelaria, interpretando clássicos esquecidos, drinks que foram muito consumidos durante um tempo e sumiram, usando técnicas modernas e ingredientes inusitados, de algum modo, mantendo a essência e lógica de tudo.

Gosto muito de trabalhar a apresentação dos coquetéis. Na carta atual, cada um é servido num tipo de copo diferente.

GF - Existe uma linha a ser seguida entre as releituras e os drinks autorais?

SAJ - Na verdade as releituras passam quase a ser drinks autorais, pois mudamos muito, tentamos dar uma interpretação bem pessoal, bem diferente do que você vai ver em qualquer lugar.

GF - Falando em novidades, vocês também irão trabalhar com novos produtos, como, por exemplo, uma carta de gins especiais e o Genever. Serão explorados novos sabores ainda desconhecidos do grande público neste novo cardápio?

SAJ - Sim, se for pensar no que acontecia há 5 anos no mercado, é como um sonho para mim. Estamos trabalhando com 15 rótulos de gins/genevers, entre eles o Virga, Bobby's, Sylvius, Gin & Jonnie e Boompjes Genevers.

GF - Qual a média dos valores deste novo menu?

SAJ - Todos os drinks custam 35 reais

GF - Para o menu de petiscos, tem alguma novidade?

SAJ - Sim, temos um time totalmente novo na cozinha. Destaco, entre os petiscos o Yakitori (asa/coxa 24 horas marinada em Islay Whisky, 7 horas de forno confitando em gordura, frita e glaciada) e a tábua de queijos artesanais brasileiros.

GF - Dos drinks já existentes, tem algum que permanece no novo cardápio?

SAJ - Sim. Dois drinks permanecem da carta anterior, Nahua Cooler, drink refrescante a base de tequila blanco, que leva um tepache feito na casa (fermentado de abacaxi) e o Café da Manhã Nordestino (criação do José Ronaldo), drink nutritivo e saboroso a base de Bourbon com fat wash de manteiga.
 

Confira abaixo a receita do El Clarito, de autoria do bartender Spencer Amereno Júnior.  Você também pode ter em casa os produtos que estão na prateleira de um dos melhores bares do mundo aqui. "Seja um startender em casa! Para comemorar a nomeação do Frank Bar nos 100 melhores do mundo, as primeiras 20 pessoas que comprarem Sylvius com o código "#202amofrank", ganham 20% de desconto!"

 

El Clarito – Spencer Amereno Jr

Foto: Leo Feltran Fotografia

60 ml Sylvius com infusão de kaffir
30 ml Noilly Prat
4 bitters bottle  dashes limão cravo

Método: mexido

Decoração: 2 cebolinhas com garfo ok, folha de yuzu com pétalas de flor 


Deixe um comentário