Nova Carta do SubAstor Valoriza a Miscigenação Brasileira

Boompjes Genever, Cocktails, Fabio La Pietra, Genever, Onder de Boompjes, São Paulo, Subastor -

Nova Carta do SubAstor Valoriza a Miscigenação Brasileira

A fama do Subastor, localizado no subsolo do tradicional bar Astor, em São Paulo, ultrapassa fronteiras e, mesmo se você não for um expert no assunto, provavelmente já tenha ouvido falar sobre a vanguarda do local relacionada a celebração da grande coquetelaria, bem antes do boom que tem fascinado o público brasileiro.

Ao estilo speakeasy, você desce as escadas do Astor e passa pelas cortinas teatrais vermelhas grossas e é lá que começa o espetáculo. A cena, que poderia muito bem estar inclusa em um filme do Tarantino, traz paredes vermelhas com prateleiras decoradas com garrafas e um balcão de pedra iluminado, que convida a apreciação de um bom drink e onde jovens apontam suas câmeras de celular para fazer uma foto bonita da bebida escolhida.

Outro destaque do balcão, é a nova carta de drinks, inaugurada no início de setembro, elaborada com esmero e que lembra um rebuscado livro de contos, onde os personagens desta história são os ingredientes explorados pela mente criativa do bar manager Fabio La Pietra, premiado bartender que retorna à casa com todo vapor.

Com ilustrações do artista Ciro Bicudo, cada drink ganhou um desenho que foi baseado e ajustado no conceito por trás dos ingredientes, do nome do drink e da imaginação dos envolvidos. “O Ciro ficava duas horas por dia aqui com a gente enquanto elaborávamos a nova carta, eu só falava o nome e fazia os drinks na frente dele, sem ele saber quais eram os ingredientes”, conta La Pietra.

A nova carta traz em sua essência a característica do renomado bartender italiano, que desde que iniciou os trabalhos no Brasil, em 2013, tenta valorizar a cultura brasileira. “Desta vez não quis valorizar somente os ingredientes, mas também a arte, a imigração e a biodiversidade”, pontua La Pietra. 

Essa mistura de culturas está bem marcante em um drink que traz no nome essa miscigenação “A Dutch, a Japanese and a Cearense...Walk into a bar”(R$ 32), que traz na receita Vermouth bianco, infusão de Genmaicha, espécie de chá verde feito com arroz marrom torrado muito popular na cultura japonesa, Lúpulo Amarillo, Orgeat, Coco Matcha soda e Genever Boompjes.

Cultura do cliente

Com um histórico que começou aos 14 anos, em San Severo, na região de Puglia, Fabio La Pietra cresceu vivenciando a gastronomia , mas foi seguir os passos do irmão mais velho, que já se aventurava na cultura de bar. Passou por renomados bares na Itália e chegou a comandar o Montgomery Place, famoso ponto de coquetelaria em Londres com título de melhor bar e melhor carta do mundo.

Mas foi a possibilidade de trabalhar a coquetelaria, na época ainda pouco explorada no Brasil, que chamou a atenção do bartender, que veio comandar o Subastor em 2013. Segundo La Pietra, de lá para cá o cliente se tornou mais consciente em relação à produtos e ingredientes e a conversa no balcão está se tornando mais enriquecedora.
“Antes um casamento tinha que ter caipirinha, e depois spritz e hoje é a vez da gim tônica”, pontua La Pietra, que acredita que o trabalho do bartender é de explicar ao cliente o conceito e também saber fazer uma troca bacana e respeitar o gosto de cada um: “uma carta perfeita é aquela que agrada a quem está atrás do balcão e a quem está na frente dela, bem no meio do caminho”.
Para acompanhar os drinks, a casa oferece um cardápio de petiscos, que vão de hambúrguer, ostras e canapés de tartar.

Subastor

Rua Delfina, 163, Vila Madalena

De segunda a quinta, das 20h às 3h

De sexta a sábado, das 20h às 4h


Deixe um comentário