O bom do interior: Bitter Bar Campinas

Bitter Bar, Campinas, Cocktails, Daniel Silveira, Gin, São Paulo, Virga -

O bom do interior: Bitter Bar Campinas

Já falamos outras vezes aqui no GinFest que a gente adora ver a galera empreendendo: isso traz um movimento honesto na economia regional, gera uma troca bacana, inspira o mercado a ter novas ideias, sair da caixa e também inspira outras pessoas a empreenderem também.

Visitamos muitos lugares com essa pegada em São Paulo e sempre trazemos informações aqui no site porque achamos legal compartilhar coisas que nos inspiram - tanto pela proposta quanto pelas pessoas envolvidas, pois acontece uma sinergia muito massa.

Mas dessa vez não vamos falar de um lugar na capital, e sim de um espaço que sempre visitamos em Campinas, no interior com erre mais puxado, e que fica apenas uma hora de São Paulo. O protagonista da vez é o Bitter Bar. 

O local fica em Barão Geraldo, distrito onde pulsa vida em Campinas (para quem não conhece, o lugar tem uma grande concentração de jovens estudantes que vêm para estudar nas três universidades que ficam na região – Unicamp, Puc-Campinas e Facamp), e isso movimenta novas ideias, novas culturas e sede de novidade e vida noturna.

O Bitter Bar fica anexo ao Bronco Burger - o primeiro estabelecimento comandado pelos sócios Lucão Silveira e Fábio Russo, que é um sucesso e gera cada vez mais louros aos jovens empreendedores.

Mas voltando ao Bitter – inaugurado há 4 meses, o bar é daqueles que tem proposta de coquetelaria enxuta, com direito a um pequeno balcão, onde a galera aos poucos se achega curiosa com perguntas que vão desde os produtos usados, as propostas de cada bebida e até o porquê do gelo cilíndrico no copo onde é servido o Negroni. Nota: A cultura de botecão é bem forte na região e poderíamos fazer uma lista maravilhosa dos mais belos centros boêmios da cidade, com as cervejas mais geladas, os sandubas ‘boquinha de anjo’ e as coxinhas que você respeita, mas esse lance de gelo redondo, bitters, copos diferentes e afins ainda é recente na cidade.

Quem está por trás da elaboração dos coquetéis e da curadoria de produtos é o Daniel Silveira. Formado em hotelaria, ele passou pelo grupo Vegas como gerente assistente e comandou por três anos a gerência do bar Riviera. Depois de oito anos na capital, resolveu voltar para a terra natal e investir no setor junto com o irmão Lucas (dono do Bronco Burger).

Old Fashioned feito com Virga - coquetel redondo

Daniel acredita que o segredo do sucesso é ter um trabalho “simples e bem feito”, pois de nada adianta ter um monte de opções e a execução ficar complicada, impossibilitando uma qualidade no produto final. De acordo com o próprio, ele acha até que tem muita variedade de coquetéis na casa, mas fica difícil excluir os clássicos velhos de guerra.

Segundo João Lucas Leme, da Espíritos Brasileiros, que também é nascido em Campinas, o Bitter Bar é um estabelecimento de jovens empreendedores, com cabeça aberta e experiência no mercado. Leme pontua que o local é um dos primeiros na região com a energia voltada para coquetéis bem produzidos e executados.

Para começar, abrimos os trabalhos com um Tom Collins feito com Virga, suco de limão, água com gás e o toque colorido da amarena estrategicamente colocado na borda, que faz um efeito lindo com a calda que escorre por dentro do drink.

Do balcão, Daniel conta empolgado que a bartender Paola (que no dia estava de folga) havia criado uma receita de Virga com salsão e Cynar e que tinha ficado show! Insistimos e ele resolveu arriscar de cabeça as medidas. Provamos – e o resultado realmente é surpreendente, temperada e levemente adocicada por conta dos ingredientes. “Preciso ver de botar essa receita logo no cardápio” brincou Daniel.

Portanto, fica a dica dessa semana com DDD 019 - vá até o Bitter Bar e peça para comer no Bronco Burger o hambúrguer vegetariano feito com falafel da casa #dicadeouro

Bares 
Bartenders 
Coquetéis 
Anotações