UM DIA NO ANO SÓ PARA O GIN

eventos, São Paulo, WGD, World Gin Day -

UM DIA NO ANO SÓ PARA O GIN

São Paulo receberá a 3ª edição do World Gin Day no dia 9 de junho.

O World Gin Day já está chegando e é hora de se preparar, juntar os amigos e estar aquecido para comemorar a data global do nosso destilado favorito. Mas você sabe o que é o World Gin Day? Veja abaixo o guia básico para descobrir tudo o que você precisa sobre o evento.

O que é?

A primeira coisa a saber: o World Gin Day é de verdade uma data mundial na qual diversas cidades do mundo organizam eventos para celebrar a cultura que se formou em torno da bebida. É o dia dedicado aos bons apreciadores, que desejam descobrir novos destilados de alta qualidade, produtos artesanais e coquetéis surpreendentes.

Existem outras datas que celebram o gin, como o dia do Gin Tônica, que acontece sempre em 19 de outubro. Entretanto, o WGD tem data fixa no calendário: é realizado todo o segundo sábado de junho, que em 2018 cai no dia 9. Assim ninguém erra a data da festa (Mas, se errar, tudo bem. Só não pode deixar passar).

Neste dia, o mercado todo se reúne para apresentar ao público as novidades. É uma grande chance para estar em contato com as melhores marcas, ter os melhores bartenders dividindo o mesmo balcão, aprender sobre a cultura do gin e beber com os amigos ouvindo boa música.

Hoje, o World Gin Day é celebrado principalmente no Reino Unido, Holanda, África do Sul e Austrália, que realizam diversos eventos, festas e degustações em várias cidades. Porém, mais recentemente, outros países também passaram a fazer parte do movimento, ainda que timidamente. Entre eles, o Brasil, que chega à 3ª edição do WGD São Paulo este ano.

Confira abaixo algumas experiências promovidas por marcas no WGD mundo afora.

Esse último é uma cobertura do Junipalooza, evento realizado em função do World Gin Day.

Por quê?

Mas por que as pessoas comemoram o gin?

O gin é um destilado que possui uma história curiosa. Existem algumas variações, mas a mais difundida é a de que a bebida foi criada como uma fórmula diurética para o tratamento de doenças renais, na Holanda. Como o zimbro (ingrediente central do gin) possui efeitos benéficos ao sistema renal, tinha tudo para dar certo. Deu? Não. Mas apenas em termos medicinais, porque como todos sabemos, a bebida pegou.

O segundo turnning point dessa narrativa é creditado aos soldados ingleses. Nas guerras, o quinino, matéria-prima das águas tônicas, era consumido para evitar a contração da malária. Mas como a bebida era extremamente amarga, os muito espertos combatentes a diluíam em gin para amenizar o sabor. Estava criado então o Gin Tônica que tanto amamos.

Corte para os anos 2000. Depois de décadas de ostracismo, o gin reapareceu e ganhou força na Europa, tornando-se o drink do momento. Esse movimento aconteceu por volta de 2007 e tem uma associação muito forte com a alta gastronomia. Nessa época, alguns renomados chefs – principalmente em Portugal e Espanha – passaram a finalizar as duras jornadas de trabalho com algumas taças bem servidas de gin tônica. Por ser uma bebida extremamente sofisticada e diversificada, eles começaram a fazer experimentos e incluir o drink nas cartas dos seus restaurantes. O sucesso foi imediato e de lá para cá a tendência só se fortaleceu, com muitas marcas artesanais aparecendo no mercado. Inclusive no Brasil (assunto para o próximo post).

Como começou?

O World Gin Day nasceu em Birmingham (UK), pelas mãos do blogger Neil Houston, que teve a brilhante ideia de criar um evento para juntar os amigos e passar um dia curtindo seus drinks preferidos. No ano seguinte, a também blogueira Emma Stokes (a.k.a. Gin Monkey) levou a ideia para Londres e emplacou lá também mais uma roda animada de amigos.

De lá para cá, o evento cresceu, alcançou mais de 30 países e cerca de 200 milhões de pessoas conectadas digitalmente, além de passar a contar com o apoio das marcas e profissionais de coquetelaria. Em Londres, por exemplo, o dia já dura quatro dias, tamanha é a identificação do povo com o tema. E, as maiores edições do WGD chegam a reunir mais de 20 mil pessoas atualmente.

Gin Garden montado em Londres para o WGD 2017.

WGD no National Space Center, em Leicester.Dizem que o pessoal viu estrelas nesse dia.

World Gin Day São Paulo

No Brasil, o WGD chegou em 2016, em uma primeira edição realizada no Mirante 9 de Julho. De cara, o evento foi um sucesso e reuniu cerca de 3.000 pessoas. No ano passado, a festa migrou para a Casa Bossa e contou com a presença dos principais bartenders do país, no primeiro line-up etílico já visto por aqui. Além disso, todas as grandes marcas estiveram presentes com bares e drinks próprios para alegria do público e houve ainda uma intensa programação de workshops e conversas com produtores. Ah! E música, claro! Jazz ao vivo de primeira qualidade. Tudo isso em um lugar só.

Este ano o World Gin Day vai acontecer no dia 9 de junho, novamente na Casa Bossa, e vai apresentar o efervescente cenário da mixologia brasileira. As principais marcas artesanais que surgiram neste último ano já confirmaram presença, assim como o time de startenders que vão bombar o main bar.

E aí? Animou? Então compartilhe esse post com os amigos e aproveite para começar o esquenta com a receita de G&T assinada por Jean Dall’Acqua, que comanda o bar do Bossa.

  • 50 ml de gin
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 ramo de manjericão
  • Pimenta do reino
  • 1 twist de laranja bahia
  • 150 ml de água tônica

Deixe um comentário