5 Gins para se fazer uma festa memorável

5 Gins para se fazer uma festa memorável

Um destilado tão delicioso, versátil e com uma gama tão grande de rótulos com personalidade como o gin certamente pode ser o único para ser fazer o bar de uma festa memorável. Por isso selecionamos 5 gins que você pode usar pra servir bem e fazer bonito na sua próxima festa. Chame seus amigos, aumente o som e se ligue no que cada um desses gins tem de melhor:

MONKEY 47


Dry Gin clássico, desenvolvido de uma forma totalmente nova e excêntrica. Tem 47 ingredientes entre eles: raiz de angélica, flores de acácia, folhas de amora, mirtilos e  brotos de abeto, todos vêm da Schwarzwald (Floresta Negra). O zimbro vem do Mediterrâneo, conhecido por ser mais aromático.Depois de destilado é descansado por três meses em recipientes de barro e depois cortado com água doce da Floresta Negra a 47% ABV antes de ser selado em garrafas de 500 ml.

No nariz, existem inúmeros aromas e este fato por si só torna Monkey 47 um grande gin para se habituar a degustar, pois é fácil encontrar uma nova faceta que você pode ter negligenciado previamente. Há aromas predominantes de limão, frutas carnudas e um chão de floresta de pinheiros - que dão um tom amadeirado que conferem leveza e profundidade ao produto. É muito sugestivo.

Quando em boca, o "ataque" inicial do cítrico é muito assertivo dando lugar a um rico bouquet de sabores onde o zimbro é acompanhado de ervas, lingonberries suculentos, alcaçuz doce, cardamomo e um toque floral do hibisco.

Não é possível identificar todos os 47 botânicos, mas cada um  deles definitivamente tem uma função no produto. É um gin extremamente complexo, rico ao mesmo tempo muito sutil, sendo muito difícil descrevê-lo em poucas palavras.

 

SIPSMITH, LONDON DRY GIN


Equilibrando uma série aromas para criar um gin seco, picante e cheio de personalidade, Sipsmith tem dez botânicos cuidadosamente selecionados com origens de todo o mundo: zimbro da Macedônia, sementes de coentro búlgaro, raiz angelica francesa, raiz de alcaçuz espanhola, raiz de lírio italiano, amêndoas espanhols, casca de cassia chinesa, canela de Madagascar, casca de laranja de Sevilha e casca de limão espanhol.

Muito bem pesquisado  criativo, em Sipsmith cada botânico desempenha seu papel, mas são notáveis os do alcaçuz, as sementes de coentro e a angélica, que desempenham funções distintas. O alcaçuz, por exemplo, não é usado apenas por seu próprio sabor ou doçura, mas também por sua capacidade de combater alguns dos taninos nos outros botânicos, permitindo assim um sabor mais fresco.

A semente de coentro e raiz de angelica dão a esse gin um perfil mais tradicional de London Dry. No paladar, Sipsmith tem notas bem intensas de zimbro e há também súbitos citrinos, resultando num sabor definido e com uma profundidade com retrogosto persistente. A casca de cássia e a canela ajudam com o acabamento e a impressão geral é a de um gin de estilo clássico bem arredondado e suave. Experimente em um Gin & Tônica com uma fatia de limão siciliano fresco ou de laranja desidratada como garnish.

 

GIN MARE


Uma expressão muito característica dos sabores e aromas da região que pode, de fato, usar o título de Mediterranean Gin. Predominância herbácea no aroma, com zimbro resinoso e fresco, tomilho bem marcado e notas de oliva sutis. No gole, mais zimbro com uma explosão de manjericão, alecrim e tomilho num primeiro momento e o coentro chegando mais ao final do gole.

Bastante saboroso, daqueles de encher a boca, e com características autênticas e originais. Um dos poucos gins com perfil de ervas frescas, o que pode incrementar sua criatividade na hora de servir seu Gin&Tônica.

 

VL92 YY


É uma edição limitada do gin holandês VL92. A receita de YY  inclui 55% de moutwijn envelhecido em barris de carvalho americano, base alcoólica típica de genever. É um híbrido entre gin e genever, pois tem o sabor maltado característico de genever e o cítrico fresco de Gin. Esse perfil fresco e aromático é um resultado da presença de flores de laranjeira na receita, são destiladas com vários outros botânicos. Passa por uma filtragem a temperatura ambiente para presevar o aroma.  Apenas 1050 garrafas foram produzidas  e cada uma foi numerada à mão na própria destilaria.

OPHIR GIN


Engarrafado a 40% ABV, no nariz este gin é intenso no coentro, tendo o zimbro  leve e não-dominante e ainda uma nota cítrica ligeiramente doce.

O sabor é fresco e, ao lado do coentro, um apimentado que vem do cubeb e da pimenta preta e um zimbro sutil e equilibrado que fazem resultam em um gin leve passeando muito bem entre o cítrico e o especiado. É distinto e fácil de beber.

Ótimo para ser desfrutado em um Gin&Tônica com folha de laranjeira fresca e semente de coentro levemente rompida.


Deixe um comentário