Bobby’s – Um Gim moderno e com história

Bobby's, Espíritos Brasileiros, G&T's, Genever, Gin, Herman Jansen, São Paulo -

Bobby’s – Um Gim moderno e com história

O Bobby’s Schiedam Dry Gin é o Gin mais estiloso que você pode ter no seu bar.

De garrafa fumê e com uma padronagem zigue-zague em serigrafia, o design é contemporâneo e minimalista – assim como os seus criadores.

 Mas uma das coisas mais legais do Bobby’s, além do sabor único, é a história por trás do destilado – uma bela homenagem.

Essa história começa lá pela década de 1950, quando Jacobus Alfons emigrou da Indonésia para a Holanda. Jacobus, também conhecido como Bobby entre os parentes e amigos mais próximos, era apaixonado pelo Genever Holandês (que contamos a história aqui), mas sentia falta das especiarias presentes na culinária indonésia.

 Bobby começou então, de forma autodidata e sem nenhum conhecimento moderno de ‘mixologia’, a fazer infusão no tradicional Genever com temperos e especiarias de sua terra natal e sem querer criou a própria receita, que mais tarde serviria de inspiração para um Dry Gin de sabor único.

Bobby's Perfect Serve - Gin Tônica com laranja e cravo

     Receita familiar

     Em 2012, Sebastiaan Van Bokkel achou na casa da mãe uma velha garrafa desses Genevers de seu avô, o Bobby. Inspirado pela história e por ter em mãos uma genuína receita com características do seu antepassado, Sebastiaan foi até Schiedam, famosa cidade das destilarias de Genever e Gin.

     Lá, teve um encontro com o mestre da sétima geração da destilaria Herman Jansen, empresa tradicional no segmento do Genever, Gin, licores e outros. Juntos eles firmaram a parceria de trabalharem juntos para criar um Gin de sabor único com uma mistura da tradição do Genever de Schiedam com as melhores especiarias e botânicos da Indonésia.

     Após dois anos de desenvolvimento do destilado, para a alegria dos amantes de Gin, em 2014 nasceu o Bobby’s Schiedam Dry Gin que conhecemos hoje, uma bebida com qualidade, frescor e personalidade ímpar.

     Para a receita foram escolhidos oito ingredientes, cinco ingredientes orientais e três ocidentais – para dar esse toque da miscigenação Indonésia x Holanda. Os orientais foram: capim limão (bem presente no sabor e aroma), cravo, canela, pimenta cubeba e sementes de coentro. Do lado ocidental os ingredientes escolhidos foram o zimbro, erva doce e rosa mosqueta.

     Um detalhe importante: cada ingrediente da receita do Bobby’s é destilado separadamente em álcool neutro de cereal, e depois combinados juntos, trazendo um equilíbrio e experiência sensorial com um preciso ajuste fino.

    O design da garrafa também foi inspirado na cultura indonésia, e a padronagem em zigue e zague que comentamos no início do texto é na verdade uma referência ao padrão têxtil local conhecido como “ikat”, e pode ser encontrado em tapeçarias regionais. Já o formato da garrafa traz como referência os antigos recipientes de Genever, conhecidos como kruik.


       Atualmente

      No ano passado, Bobby’s Schiedam Dry Gin foi reconhecido com duas medalhas de ouro; um no World Spirits Awards (WSA) na Áustria e outro no Chinese Wine & Spirits Awards (CWSA).

      Hoje é possível encontrar Bobby’s em vários países ao redor do mundo, como Japão, Taiwan, China, Singapura e Indonésia, Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Curaçao, México e no Brasil você pode encontrar Bobby’s em lojas físicas em São Paulo como Empório Frei Caneca, Metapunto e L’Adega, e no site do GinFest a entrega é feita para todo o país.

      Precisamos falar sobre o Genever

      Coquetéis 
      Bares 
      Barertendes 
      Anotações