O Bobby’s Schiedam Dry Gin é o Gin mais estiloso que você pode ter no seu bar.
De garrafa fumê e com uma padronagem zigue-zague em serigrafia, o design é contemporâneo e minimalista – assim como os seus criadores.
Mas uma das coisas mais legais do Bobby’s, além do sabor único, é a história por trás do destilado – uma bela homenagem.
Essa história começa lá pela década de 1950, quando Jacobus Alfons emigrou da Indonésia para a Holanda. Jacobus, também conhecido como Bobby entre os parentes e amigos mais próximos, era apaixonado pelo Genever Holandês (que contamos a história aqui), mas sentia falta das especiarias presentes na culinária indonésia.
Bobby começou então, de forma autodidata e sem nenhum conhecimento moderno de ‘mixologia’, a fazer infusão no tradicional Genever com temperos e especiarias de sua terra natal e sem querer criou a própria receita, que mais tarde serviria de inspiração para um Dry Gin de sabor único.

Receita familiar
Em 2012, Sebastiaan Van Bokkel achou na casa da mãe uma velha garrafa desses Genevers de seu avô, o Bobby. Inspirado pela história e por ter em mãos uma genuína receita com características do seu antepassado, Sebastiaan foi até Schiedam, famosa cidade das destilarias de Genever e Gin.
Lá, teve um encontro com o mestre da sétima geração da destilaria Herman Jansen, empresa tradicional no segmento do Genever, Gin, licores e outros. Juntos eles firmaram a parceria de trabalharem juntos para criar um Gin de sabor único com uma mistura da tradição do Genever de Schiedam com as melhores especiarias e botânicos da Indonésia.
Após dois anos de desenvolvimento do destilado, para a alegria dos amantes de Gin, em 2014 nasceu o Bobby’s Schiedam Dry Gin que conhecemos hoje, uma bebida com qualidade, frescor e personalidade ímpar.
Para a receita foram escolhidos oito ingredientes, cinco ingredientes orientais e três ocidentais – para dar esse toque da miscigenação Indonésia x Holanda. Os orientais foram: capim limão (bem presente no sabor e aroma), cravo, canela, pimenta cubeba e sementes de coentro. Do lado ocidental os ingredientes escolhidos foram o zimbro, erva doce e rosa mosqueta.
Um detalhe importante: cada ingrediente da receita do Bobby’s é destilado separadamente em álcool neutro de cereal, e depois combinados juntos, trazendo um equilíbrio e experiência sensorial com um preciso ajuste fino.
O design da garrafa também foi inspirado na cultura indonésia, e a padronagem em zigue e zague que comentamos no início do texto é na verdade uma referência ao padrão têxtil local conhecido como “ikat”, e pode ser encontrado em tapeçarias regionais. Já o formato da garrafa traz como referência os antigos recipientes de Genever, conhecidos como kruik.

Atualmente
No ano passado, Bobby’s Schiedam Dry Gin foi reconhecido com duas medalhas de ouro; um no World Spirits Awards (WSA) na Áustria e outro no Chinese Wine & Spirits Awards (CWSA).
Hoje é possível encontrar Bobby’s em vários países ao redor do mundo, como Japão, Taiwan, China, Singapura e Indonésia, Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Curaçao, México e no Brasil você pode encontrar Bobby’s em lojas físicas em São Paulo como Empório Frei Caneca, Metapunto e L’Adega, e no site do GinFest a entrega é feita para todo o país.
Precisamos falar sobre o Genever
Deixe um comentário